logo-innovactio-branco

O marketing digital maximiza os lucros e divulga a empresa com eficiência para o seu público-alvo. Com os nossos serviços qualificados e ferramentas adequadas certamente você terá campanhas de sucesso.

Criação de Sites

Pesquisa e Análise de Marketing

Landing Page e Hotsites

Domínio e Hospedagem

Criação de Campanha de Anúncios

Contato Innovactio Marketing Digital
Para mais informações, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos à disposição.

+55 11 4695.5520

atendimento@innovactio.com.br.br

Guararema - SP

Top

Saiba um pouco mais sobre Start-Ups

Saiba um pouco mais sobre Start-Ups

É muito comum, em nosso dia à dia, ouvirmos e utilizarmo-nos de termos que, nem sempre podem ser claro para todos. Start-Up é um destes. Se já assistiu alguma Palestra Empresarial sobre Start-Ups, terá visto que nem toda empresa nova é considerada uma Start-UP e nem toda Start-Up é uma empresa voltada à produção de tecnologia. Vamos entender melhor como isto se desenvolveu.

O termo Start-Up já era utilizado no ambiente empresarial há muito anos, mas com uma conotação colada, aderente ao momento Ramp-Up da organização, em tradução livre = rampa acima. É aquele momento em que uma organização nova está em franco crescimento, está em Ramp-Up. Mas o Ramp-Up não era necessáriamente um termo utilizado para novas empresas dedicadas à inovação. Muitas vezes uma organização que passaria à produzir para um mercado ainda, não muito bem explorado, um determinado produto, não necessariamente inovador e nem novo, poderia entrar numa fase de Ramp-Up. Assim era a conotação do termo utilizado no ambiente corporativo dos anos 70/80. Start-Up e Ramp-Up eram termos próximos e utilizados, no mundo empresarial, para ilustrar tal situação.

Como tudo muda, conceitos e situações, o conceito de Start-Up acabou assumindo outra conotação. Na época da expansão das empresas de tecnologia da informação até bolha da empresas pontocom, meados dos anos 90 até meados 2002, começou à ser utilizado o termo Start-Up em aderência à um determinado conceito de empreendimento que reunia as seguintes caraterísticas :
Uma organização nova (ou um grupo de pessoas) com uma idéia inovadora, ligada ao ramo da tecnologia emergente e com possiblidades de investimento externo (que não fossem oriundos somente do grupo).

Na época, para alguns, pareceu mais do mesmo, somente com uma roupagem nova, porém as, então definidas, Start-Ups abriram uma porta para um novo investidor com um perfil diferente. Jovens investidores com algum capital privado (descolados do mercado de capitais) e que estariam dispostos à envolverem-se nestas iniciativas inovadoras proporcionadas por novas tecnologias. Resumindo um investimento, relativamente baixo e mais acessível em torno de uma grande idéia originada por novas tecnologias da informação. Claro com seus riscos, mas num horizonte inexplorado, o risco é para todos.

O sucesso foi imediato e na velocidade de nossa época. Rapidamente os grandes investidores lançaram seu olhar sobre as Start-Ups e entraram no clube dos investidores destas iniciativas. Hoje é um clube misto, de grandes, médios e pequenos investidores.

Surgiram empresas como :

  • A Dropbox – Fundada em 2007 – Hoje avaliada em U$$ 10 bilhões
  • Uber – Fundada em 2009 – Hoje avaliado em U$$ 41,2 bilhões
  • A Xiaomi – Fundada em 2010 – Hoje avaliada em U$$ 46 bilhões
  • A Pinterest – Fundada em 2009 – Hoje avaliada em U$$ 11 bilhões

Entre uma lista de diversas outras grandes organizações que começaram como Start-Ups.

Todas estas empresas, tiveram investimentos iniciais de baixo espectro e tiveram uma ascensão meteórica.

O resultado das Start-Ups foi tão meteórico quanto inovador, tanto para pequenos investidores quanto para os seus empreendedores. Ao longo do tempo foram surgindo iniciativas similares para outros ramos da atividade humana, não necessariamente ligadas ao ramo da tecnologia somente, mas todas aderentes ao conceito de inovação.
Hoje é comum encontrarmos Start-Ups no setor de alimentos, no setor imobiliário, de serviços ou outro qualquer outro setor da atividade produtiva.

Consequência : Um novo conceito de negócios se consolidou , abrindo portas para novos investidores, agora pequenos ou não, e para pessoas com idéias inovadoras, ligadas ao ramo da tecnologia ou não. Inovação cabe em qualquer lugar.

Start-Up começou à representar inovação e empreendedorismo em qualquer campo da atividade humana. Assim é o conceito da Start-Up de nossos dias, deixou de ser a característica de determinados negócios da área de tecnologia e se tornou uma nova forma de se pensar negócios inovadores em qualquer atividade.

Nem toda Start-Up deu certo, mas o modelo de negócios, ou seja investimento de baixo espectro + inovação, é um sucesso retumbante e veio para ficar. Talvêz com o tempo se esgote, mas ainda não há horizontes que dêem estes indicadores, por enquanto é uma maneira inteligente e eficaz de se investir em novas idéias. Se algum dia, este conceito de negócios inovadores, se esgotar, é porquê já teremos criado novas e melhores formas de se fazer as coisas. Por enquanto as Start-Up´s continuam um modelo de negócios promissor.

Autor Convidado:
TrainerBr Treinamentos Corporativos Ltda
www.trainerbr.com.br
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br