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Novos Ambientes de Negócios Requerem Novas Estratégias

Novos Ambientes de Negócios Requerem Novas Estratégias

Aprendemos na Palestra de Liderança ou no Curso de Liderança empresarial que a gestão de qualquer negócio passa, inevitavelmente, pela inserção do que o negócio propôe, qualquer que seja sua proposição, com o ambiente contemporâneo de negócios. Sem esta inserção do negócio em seu ambiente dinâmico, simplesmente fazer negócios torna-se quase que uma impossibilidade. No melhor dos casos, uma enorme dificuldade.

Num mundo hiper-conectado e num ambiente tão vasto como a web e suas possibilidades, inserir o seu negócio como uma opção atraente e visível ao público é um desafio constante. A web é profundamente dinâmica e muda à cada minuto, os sistemas de busca são realizados por algorítimos complexos que mudam de época em época. Estes algorítimos adaptam-se à esta dinamicidade complexa de buscas por respostas e soluções na rede, para pessoas e empresas de todos os matizes que possa imaginar.

Como então, tornar o meu negócio visível, qual é a fórmula para ser percebido num ambiente tão vasto e mutável?

A resposta é que não há uma fórmula, mas inúmeras fórmulas e estratégias que, se forem implementadas paulatinamente e por profissionais habilitados, levarão o seu negócio à visibilidade que deseja e para quem é do seu interesse. Esta é a função das empresas de marketing digital e de seus profissionais. Tornarem negócios visíveis e atraentes para os sistemas de busca da rede, como consequência expondo a organização para o público que se interessa por sua atividade. Há estratégias e recursos para isto.

Como exemplo de estratégia afirmaremos que uma das estratégias importantes é evitar a super-exposição na rede. Parece um contra-senso mas vamos entender melhor esta afirmação. Ficará evidente que neste novo ambiente de negócios, as fórmulas do passado não servem mais, e novas e sofisticadas estratégias tem de ser adotadas. Se em algum momento de sua vida corporativa viu, num Treinamento in Company por exemplo, que a exposição do negócio é a chave do sucesso, naquele momento poderia ser uma afirmação correta, mas nos dias de hiper-conectividade pode não funcionar tão bem.

Mas por quê?

Ser Percebido pelo Público Certo

Imagine que a web é uma rede mundial que une bilhões de pessoas e milhões de organizações de todos os matizes possíveis e imagináveis. A super-exposição à um ambiente desta natureza pode provocar um efeito indesejado para muitas organizações como :

  • Ser exposto à um público que não tem interesse pelo que a empresa faz.
  • Receber um volume excessivo de consultas que podem não acontecer pela intenção de se fazer negócios.
  • Investir tempo e recursos da empresa na divulgação do negócio sem saber à que público se destina.

Isto pode representar para a organização perda de tempo, recursos e o mais grave, perda do foco em negócios. Este é um dos efeitos indesejados que um suporte adequado e uma boa estratégia de marketing digital evita.

O segredo do sucesso não é ser super-exposto na rede, mas sim ser exposto para pessoas e organizações que se interessam pelo seu negócio e que estão à procura de soluções que sua organização pode prover. Isto significa que quem estará vendo a sua empresa, estará também em busca de realização de negócios. Uma estratégia muito mais inteligente, fruto de ações de marketing digital bem elaboradas e por profissionais capacitados.

A Imagem da Organização

Outro ponto muito importante é a construção de uma imagem organizacional que desperte interesse para quem faz a consulta por um serviço ou um produto. Não basta ter um website e expô-lo na rede. Um dos fundamentos para a construção de oportunidades de negócios está na percepção da credibilidade que seu negócio tem para quem o observa.

Imagine um site mal elaborado, construído de um jeito pouco amigável para quem consulta e com pouca informação relevante para quem o lê, você daria credibilidade à uma empresa que teria um site nestas condições? Muito possivelmente não.

Agora imagine o contrário, um site amigável, de fácil consulta e que prioriza a informação ao interessado dando detalhes importantes e com um visual bonito, feito com esmero e a preocupação com quem está do outro lado da tela. Qual dos dois sites você dedicaria mais tempo de consulta?

A imagem corporativa é um elemento fundamental para que potenciais clientes se interessem pela sua empresa, afinal ninguém quer ser cliente de uma organização que não transmite esmero e credibilidade.

A Atualidade do Negócio

Já é consenso no mundo corporativo que as soluções digitais foram, e devem continuar sendo, as grandes inovadoras da comunicação nos últimos 50 anos e que trouxeram um novo nível de relacionamento entre pessoas, empresas e seus clientes.

Uma organização que não possui este canal, tão rico em possibilidades, com seus clientes transmitirá à estes mesmos clientes que está à um passo atrás das demais.

Empresas que não acompanham as tendências do seu tempo simplesmente deixam de existir por obsolescência e são substituídas por outras que primam pela constante atualização e capacidade de se comunicar com o cliente nos canais que o cliente escolher. Não adianta uma organização anunciar numa revista de grande circulação se o público que procura por seus serviços está na rede. O inverso é verdadeiro.

Nós que nos ocupamos do Treinamento para Líderes vemos nas organizações, todos os dias, um enorme esforço organizacional que empresas realizam afim de estarem próximas de seus clientes, com canais de comunicação fáceis, objetivos e que, ao alcance de um click, consigam facilitar uma solução procurada ou eliminar uma dúvida importante. É esta preocupação que leva uma empresa à liderança no que faz.

Negócios que sobrevivem e se desenvolvem são aqueles que estão aonde o seu público também está e os canais digitais tornam isto possível. Se observar bem verá que muito poucas empresas não estão na rede e estas, salvo pela especificidade do negócio, tenderão à desaparecer.

Profissionais do Marketing Digital

Enfim esta é a função dos profissionais e empresas de marketing digital. Conduzir organizações e pessoas no oceano de oportunidades que é a web utilizando-se de estratégias definidas, recursos adequados e conhecimento específico da rede, expondo o que diferentes pessoas e organizações fazem para o público que lhes interessa, de forma segura e profissional.

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Fonte desta matéria : TrainerBr